
O projeto prevê o desenvolvimento de um braço robótico integrado a um caminhão que, manipulado por controle remoto, fará o trabalho de poda.
“A tecnologia busca garantir a confiabilidade da rede e diminuir uma grande parcela dos gastos das distribuidoras de energia com manutenção. A estimativa é que, quando estiver em operação plena, esse novo sistema proporcione uma redução de até 40% nos custos operacionais”, contabiliza o pesquisador da Divisão de Sistemas Elétricos do Lactec, Luciano Cavalcante Siebert.
A expectativa é que as equipes de poda, hoje com dez profissionais cada, passe a contar com apenas três: um responsável por fazer a operação (com um rádio-controle sem fio) e os outros dois para sinalizar a localização e realizar a trituração dos galhos, com um equipamento embutido no mesmo caminhão.
O projeto, iniciado em agosto de 2013 e com previsão de conclusão em janeiro de 2017, prevê ainda a construção de um sistema para tratamento de todos os resíduos descartados durante a poda em uma usina de briquetagem (processo de compactação de resíduos).
Confira a nota dos Insitutos Lactec sobre o projeto
Confira a reportagem na revista Eficiência Energética e P&D Neoenergia (páginas 40 a 42)
Projetar coberturas rígidas, que possam ser utilizadas tanto no período diurno quanto no período noturno, em função da legislação na Cidade de Salvador. Avaliar a geometria das coberturas em ...
O projeto nasceu de uma necessidade de desenvolver um equipamento que produzisse o menor nível de ruído possível para a realização de atividades no período noturno. Na cidade de Salvador, no ...