
Conforme a Chamada Pública MCT/FINEP-CT- ENRG- Energia Elétrica-01/2008, o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC) e a Empresa Ferramentas e Equipamentos Elétricos do Rio Grande do Sul (FEERGS) desenvolveram um projeto inovador para o setor elétrico de distribuição de energia elétrica em baixa tensão. Este projeto visava desenvolver um produto capaz de regular a distância entre os condutores nus das redes de distribuição de baixa tensão, com a condição de efetuar sua instalação e/ou retirada a partir do solo.
Desenvolver um produto capaz de regular a distância dos condutores de baixa tensão das redes convencionais de distribuição, além de possibilitar sua instalação pelo solo por apenas um eletricista.
O diferencial deste produto consiste na facilidade com a qual o eletricista realizará a instalação, sendo ela efetuada pelo solo com uma vara de manobra, além de permitir que seja instalado por apenas um profissional.
O produto atendeu às exigências e regulamentações estabelecidas na Norma Regulamentadora 10 (NR10). Foi testado nas redes de distribuição de baixa tensão de concessionárias da região Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, em condições severas de radiação solar, salinidade e poluição industrial. Os resultados obtidos demonstraram a alta aplicabilidade do produto, além de possibilitarem às concessionárias um aumento de produtividade, redução considerável de custos e maior segurança aos eletricistas que realizam a atividade.
Os pesquisadores dos Institutos Lactec e o parceiro industrial FEERGS enfrentaram o desafio de oferecer à Coelba uma alternativa que evitasse desligamentos acidentais causados pela falta de manute ...
“A tecnologia busca garantir a confiabilidade da rede e diminuir uma grande parcela dos gastos das distribuidoras de energia com manutenção. A estimativa é que, quando estiver em operação pl ...