
Para a execução de atividades em rede energizada, há a necessidade do isolamento dos condutores adjacentes ao ponto de trabalho, assim como das outras partes aterradas da estrutura em questão, como postes e cruzetas. O isolamento destes elementos é feito por meio de coberturas rígidas circulares e longilíneas, confeccionadas normalmente em HDPE em cor laranja.
Para as atividades no período diurno, estas coberturas são fabricadas e vendidas normalmente. Porém, para a realização de atividades no período noturno, sua coloração não é suficiente para garantir que os eletricistas visualizem as regiões que se encontram isoladas e que merecem especial atenção durante a manutenção. Diante disso, objetivamos a confecção de uma cobertura rígida de condutores com características fotoluminescentes e fosforescentes, para a realização de atividades em linha viva no período noturno.
Projetar coberturas rígidas, que possam ser utilizadas tanto no período diurno quanto no período noturno, em função da legislação na Cidade de Salvador. Avaliar a geometria das coberturas empregadas atualmente, a fim de avançar em questões de ergonomia; realização qualificada de ensaios elétricos; e fornecimento de um conjunto composto de coberturas rígidas que possam ser utilizadas nos períodos diurno e noturno.
Deve-se ressaltar que não existem equipamentos e ou/ferramentas no setor elétrico brasileiro com características técnicas de fosforescência, tornando este projeto inédito através da realização da injeção de polímero fotoluminescente. De modo geral, a composição técnica deste polímero provoca a absorção de radiações solares, que se transformam em luz visível e permitem que este material possa ser utilizado na cidade de Salvador e seja comercialmente viável.
Desenvolvemos um produto totalmente nacional, com características diferentes dos que existem no mercado, e que poderá ser aplicado tanto em atividades diurnas como noturnas. A viabilização da manutenção com redes energizadas no período noturno otimizará a utilização de equipamentos e veículos em pelo menos mais um turno. Isso possibilitará também atingir melhores índices de continuidade de fornecimento de energia, bem como de manutenção.
PROJETOS
O projeto nasceu de uma necessidade de desenvolver um equipamento que produzisse o menor nível de ruído possível para a realização de atividades no período noturno. Na cidade de Salvador, no ...
Os pesquisadores dos Institutos Lactec e o parceiro industrial FEERGS enfrentaram o desafio de oferecer à Coelba uma alternativa que evitasse desligamentos acidentais causados pela falta de manute ...