
O projeto prevê o desenvolvimento de um braço robótico integrado a um caminhão que, manipulado por controle remoto, fará o trabalho de poda.
“A tecnologia busca garantir a confiabilidade da rede e diminuir uma grande parcela dos gastos das distribuidoras de energia com manutenção. A estimativa é que, quando estiver em operação plena, esse novo sistema proporcione uma redução de até 40% nos custos operacionais”, contabiliza o pesquisador da Divisão de Sistemas Elétricos do Lactec, Luciano Cavalcante Siebert.
A expectativa é que as equipes de poda, hoje com dez profissionais cada, passe a contar com apenas três: um responsável por fazer a operação (com um rádio-controle sem fio) e os outros dois para sinalizar a localização e realizar a trituração dos galhos, com um equipamento embutido no mesmo caminhão.
O projeto, iniciado em agosto de 2013 e com previsão de conclusão em janeiro de 2017, prevê ainda a construção de um sistema para tratamento de todos os resíduos descartados durante a poda em uma usina de briquetagem (processo de compactação de resíduos).
Confira a nota dos Insitutos Lactec sobre o projeto
Confira a reportagem na revista Eficiência Energética e P&D Neoenergia (páginas 40 a 42)
Desenvolver um produto capaz de regular a distância dos condutores de baixa tensão das redes convencionais de distribuição, além de possibilitar sua instalação pelo solo por apenas um eletri ...
Projetar coberturas rígidas, que possam ser utilizadas tanto no período diurno quanto no período noturno, em função da legislação na Cidade de Salvador. Avaliar a geometria das coberturas em ...